Buscar

A história das torcidas organizadas

As organizadas são originárias do século passado, precisamente no ano de 1940 quando emerge a TUSP (Torcida Uniformizada do São Paulo). A definição de torcida organizada é um grupo de pessoas que têm costume de torcer nos estádios afora com um uniforme padrão e cantos que ecoam durante os 90 minutos.



Inicialmente esses conglomerados tinham o objetivo apenas de apoiar seu time em conjunto, porém com a chegada da década de 60 surge a Gaviões da Fiel-Força Independente que aglomerava apaixonados pelo Sport Club Corinthians Paulista em prol de, na época, fiscalizar as ações do então Presidente do Clube. Wadih Helu, que naquele período tinha ligações com partidos políticos que apoiavam o regime.

Com essa iniciativa da Gaviões, as organizadas começaram a se relacionar diretamente com a política. Posteriormente afloraram muitas outras torcidas, como a Torcida Jovem, Rasta, Chopp, dentre outras.


Um dos marcos mais importantes na história do futebol brasileiro foi a democracia corinthiana, movimento criado pela Gaviões da Fiel nos anos de 1980, que tinha como propósito a luta pelo fim da ditadura militar no Brasil. Houve grande apoio dos jogadores corinthianos da época e frases como “Diretas Já” e “Eu quero votar para Presidente” foram estampadas na camisa alvinegra. Tal acontecimento mostra a forte e direta ligação entre torcidas organizadas e política.