Buscar

A chave para se tornar sustentável

Sustentabilidade é suprir as necessidades do presente sem afetar gerações futuras. Na conversa exibida pelo Earth Action Hub, "The Green Tide", no sábado, 22 de maio, contou com a participação de Coral (representante da escola nas aulas de sustentabilidade), Gonzalo Olías (coordenador do grupo de alunos sobre sustentabilidade) e Kristina Madsen.


Conforme Gonzalo, o projeto surgiu para ser de estudantes, mas começaram a incorporar, cresceu e virou uma comunidade em prol de um país muito sustentável. A conversa iniciou com Olías falando sobre a importância da energia dos jovens em causas como esta e logo em seguida Coral seguiu falando sobre suas experiências e reflexões.


Após se apresentar, Coral inicia sua apresentação indagando a seguinte frase:

"WHICH DO YOU THINK IS THE REAL POWER OF VOLUNTEERING?"

Em seguida das respostas, Coral diz que, quando estamos nos voluntariando, sabemos o que estamos fazendo. Se isso te encoraja, acredite e vá em frente. Ser voluntário muda seu pensamento. Ela acredita que a resposta é awareness, e cita o exemplo que faz com seus colegas nos sábados de manhã (recolher garrafas e lixo plásticos miúdos nas praias), ajudando a salvar e fazendo grande diferença. O poder de se doar é acreditar que o que você está fazendo é bom, e convencer os outros que suas ações é útil, é unir as pessoas pelas ações. Em seguida, Coral explica que o motivo de participar do projeto é ajudar, mas mais importante ainda é tentar encontrar de onde esses plásticos vem, e, ao invés de "tapar os buracos" achar a base do problema. A fim de motivar atuações como esta, ela diz que em 9 visitas realizadas na praia foram recolhidos mais de 2,500 tocos de cigarro e 3,000 pequenos pedaços de plástico.


Por fim, destaca-se também o ‘’Litter Less Challenge’’, baseado na REciclagem, REdução e REutilização de materiais como o plástico,. Uma simples mudança realizada em sua escola foi proibir o uso de garrafas plásticas, tornando-se Plastic Bottle Free. Além disso, para facilitar, garrafas de alumínio começaram a ser vendidas pelos alunos. A mudança começa quando você desliga a luz e deixa de comprar algo que tenha embalagem plástica. Essa é a grande diferença de cada um.