Buscar

A ascenção das lives

Com a pandemia da Covid-19 e a quarentena, se tornou extremamente visível o aumento do uso das redes sociais e da internet de um modo geral. Porém ao analisar isso de forma mais profunda veremos que certos ramos ascenderam de formas extraordinárias, como o Tiktok, serviços de streaming como Netflix, Disney+, Amazon prime e o tópico central deste texto, as Streams.



Primeiramente, o que são as Lives? O Streaming “é uma forma de transmissão de som e imagem através de uma rede qualquer de computadores”.De forma simplificada as lives são vídeos ao vivo que podem se tratar de temas diversos, onde um dos pontos principais é a interação entre o público com o streamer e do público com o próprio público. Porém porque ele cresceu tanto?


Vale ressaltar que essa já vinha crescendo bem antes da pandemia, o qual já vêm numa ascendência a anos. O principal motivo desse crescimento é a busca do consumidor por algo mais orgânico e menos picotado (editado). Nas lives, o interlocutor sendo ele o streamer passa horas e horas apenas dialogando e sendo ele mesmo, não tem como esconder como eles são, se falam besteira não tem como editar, se passamvergonha, não tem como disfarçar. Isto gera uma espontaneidade e autenticidade que outras redes não possuem.


Tal fato faz com que o público ao assistir tal streamer e interagir tanto com ele como com os demais telespectadores faz com que eles incorporem um senso de comunidade. E isso é o que torna as lives tão divertidas, pois cada livestream possui seu próprio universo, com seus próprios emotes (emojis), próprios memes, e brincadeiras, algo que outras redes como youtube, TikTok, ou Instagram não podem proporcionar, pois lá é tudo editado para que tudo se pareça perfeito, o completo oposto das lives.


É graças a isso que lives como a do Streamer Ninja bateu um recorde de 600.000 telespectadores na sua live, o que totaliza um número de 8.5 estádios do Maracanã, um número que representa o tamanho que as streams possui, e apesar desse número não é algo comum na vida de muitos brasileiros que possuem acesso à internet, desta forma apenas me resta recomendar esse meio incrível no qual se pode encontrar algo orgânico em uma internet tão plastificada.