O Dallas Mavericks enfrenta um desafio significativo para se qualificar para o Play-In Tournament da Conferência Oeste da NBA. Faltando pouco mais de quatro semanas para o prazo das trocas, a equipe busca melhorar sua situação na tabela.
Na última terça-feira, os Mavericks venceram o Sacramento Kings por 100 a 98, encerrando uma sequência de sete derrotas fora de casa. A vitória foi garantida com uma cesta de três pontos de Brandon Williams a apenas 34 segundos do fim do jogo. Com essa vitória, o Dallas agora tem um recorde de 14 vitórias e 23 derrotas e está a 2,5 jogos do décimo lugar, que é ocupado pelo Memphis Grizzlies.
Os Mavericks esperavam que o retorno do jogador Anthony Davis, que se recuperou de uma lesão na panturrilha esquerda, pudesse melhorar o desempenho da equipe. No entanto, nos últimos 11 jogos, a equipe conseguiu apenas quatro vitórias. Embora seus altos gastos com salários e a falta de escolhas para o draft coloquem o Dallas como um possível vendedor antes do prazo de 5 de fevereiro, a situação de Davis é a mais discutida.
Davis, um jogador com dez nomeações ao All-Star, é considerado um dos melhores jogadores da liga. No entanto, ele tem um contrato de 58,5 milhões de dólares para a próxima temporada e busca uma extensão. As informações indicam que o Dallas está aberto a ouvir propostas por Davis, mas não é uma prioridade para a equipe trocá-lo imediatamente. O time está curioso para ver como Davis jogaria junto com Kyrie Irving e Cooper Flagg.
Por outro lado, os representantes de Davis acreditam que não há possibilidade de um acordo para extensão de contrato com os Mavericks na próxima temporada. Como resultado, o desejo de seus representantes é que ele seja negociado para um time onde a extensão seja mais viável. O agente de Davis, Rich Paul, é conhecido por pressionar quando seus clientes desejam uma mudança, e ele já orientou os Mavericks a serem mais proativos na avaliação do mercado de Davis.
Embora a situação atual não se compare à saída conturbada de Davis do New Orleans Pelicans em 2019, onde ele pediu uma troca para os Los Angeles Lakers, o grupo de Davis parece convencido de que não há futuro a longo prazo em Dallas. Eles acreditam que uma troca poderia ajudar na reconstrução da equipe em torno de Flagg.
Equipes como Atlanta Hawks e Toronto Raptors têm sido citadas como interessadas em Davis. Informações indicam que Davis estaria aberto a ambas as possibilidades, mas ainda não se sabe o quanto os Hawks e Raptors estão motivados a fechar um negócio. Os Hawks estão em busca de negociar Trae Young, no entanto, os Mavericks não desejam assumir o contrato de Young em troca de Davis. Além disso, os Hawks deixaram claro que trazer Davis enquanto Young estiver no time não é uma opção viável devido ao alto salário combinado dos dois, que ultrapassa 100 milhões de dólares nesta temporada.
Os Raptors, por sua vez, estão procurando um centro e podem entrar em contato com os Mavericks à medida que o prazo se aproxima. Qualquer negociação envolvendo Toronto exigiria que Dallas aceitasse contratos de longo prazo, além de significativas escolhas de draft como parte da troca.
Os Golden State Warriors também manifestaram interesse em um possível negócio por Davis, mas as conversas estão limitadas, já que a equipe não está disposta a trocar jogadores-chave como Draymond Green ou Jimmy Butler.
Por fim, o Milwaukee Bucks também demonstraram interesse em Davis, mas as chances de um acordo são pequenas, já que eles estão em busca de talentos para juntar-se ao seu astro, Giannis Antetokounmpo, mas têm ativos limitados para oferecer em uma troca.
Há uma crença crescente de que os Mavericks podem não conseguir um grande retorno por Davis antes do dia 5 de fevereiro e podem reavaliar a situação durante a offseason. Enquanto isso, o leste da NBA é visto como aberto, com muitos times acreditando que um jogador como Davis poderia levá-los às finais.