terça-feira, 16 de dezembro de 2025

PF detém desembargador no caso TH Joias

redacao@folhaum.com
[email protected] 11 horas atrás - 2 minutos de leitura

A Polícia Federal iniciou a Operação Unha e Carne 2 no Rio de Janeiro, com foco no vazamento de informações sigilosas que beneficiaram o grupo criminoso Comando Vermelho. Esta operação é uma continuidade de uma investigação anterior, que já resultou na prisão de Rodrigo Bacellar, ex-presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

Nesta fase atual da operação, o principal alvo é Macário Judice Neto, desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2). Ele foi preso recentemente. Judice é o relator do caso do ex-deputado Thiego Raimundo dos Santos, conhecido como TH Joias, que está detido devido a sua associação com o Comando Vermelho.

Macário Judice Neto voltou à magistratura em 2023, após 17 anos afastado, e foi promovido a desembargador. Seu afastamento anterior se deu por conta de denúncias do Ministério Público Federal (MPF). Ele foi afastado pela primeira vez em 2005, quando um processo investigou sua suposta participação em um esquema de venda de sentenças. Agora, ele se encontra preso na sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro, em meio a essa nova investigação.

Em um aspecto relacionado, Flávia Judice, esposa de Macário, trabalhava no gabinete da diretoria-geral da Alerj até o início do último mês, momento em que as investigações contra o ex-deputado estadual já estavam em andamento.

Receba conteúdos e promoções