Na quarta-feira, as ações na bolsa dos Estados Unidos registraram um leve aumento após a divulgação de um relatório que revelou uma inesperada queda no emprego no setor privado, o que deixou os investidores mais otimistas quanto a uma possível redução nas taxas de juros pelo Federal Reserve na próxima reunião. O índice Dow Jones Industrial Average subiu 0,9%, o que equivale a mais de 400 pontos, enquanto o S&P 500 teve uma alta de 0,3%. O Nasdaq, que é mais voltado para tecnologia, subiu 0,2%, acompanhando os ganhos gerais do dia anterior.
O relatório do ADP mostrou que os empregadores privados eliminaram 32.000 postos de trabalho em novembro, um resultado surpreendente, já que a expectativa era de um crescimento modesto no número de empregos. A maior parte das perdas ocorreu em pequenas empresas, que enfrentaram uma significativa queda nas contratações.
Hoje, também foi divulgado que a atividade no setor de serviços nos Estados Unidos teve uma leve expansão em novembro, com um índice alcançando 52,6%, enquanto o índice referente aos preços pagos caiu para o menor nível em sete meses, um sinal potencialmente positivo para a inflação. O próximo relatório oficial sobre os preços ao consumidor está previsto para ser divulgado na sexta-feira.
No mundo das criptomoedas, o Bitcoin apresentou um leve aumento, alcançando um pico de dois semanas acima de $93.000, antes de retrair alguns ganhos. Este movimento é visto como parte de uma tentativa de recuperação após um período de baixa que levou o ativo para menos de $83.000 há dias.
No setor tecnológico, as ações da Microsoft tiveram uma queda de 2,5% após um relatório indicar que a empresa estava reduzindo suas metas de vendas para produtos de inteligência artificial. Isso reacendeu as dúvidas dos investidores sobre a demanda por tais produtos, resultando em quedas para outras ações do setor, incluindo Nvidia e Broadcom.
Por outro lado, as ações da Marvell Technology subiram cerca de 8% após a empresa divulgar um otimismo em suas vendas e anunciar a aquisição da Celestial AI. As ações da American Eagle Outfitters dispararam 15% após um forte início na temporada de compras de fim de ano.
O mercado está atento a resultados financeiros, como o da Salesforce, que será divulgado ainda hoje.