domingo, 14 de dezembro de 2025

James Cameron fala sobre as origens de Pandora em ‘Avatar: Fire and Ash’

redacao@folhaum.com
[email protected] 14 horas atrás - 3 minutos de leitura

Os fãs estão se preparando para retornar a Pandora com a estreia de “Avatar: Fire and Ash” nos cinemas, marcada para o dia 19 de dezembro. Este é o terceiro filme da famosa franquia, que começou com “Avatar” em 2009 e continua a história após os eventos de “Avatar: The Way of Water”, lançado em 2022. O primeiro filme é o de maior bilheteira da história, enquanto a sequência arrecadou mais de 2 bilhões de dólares mundialmente.

O diretor James Cameron compartilhou informações sobre “Avatar: Fire and Ash” em uma entrevista, revelando que o novo filme leva a série a um território visual e emocional inexplorado. Para aqueles que desejam saber mais sobre os bastidores do filme, um especial chamado “Avatar: A New Era” será exibido na televisão no dia 12 de dezembro, às 22h, e estará disponível para streaming no dia seguinte no Disney+ e Hulu. Os dois filmes anteriores da saga, “Avatar” e “Avatar: The Way of Water”, já podem ser assistidos no Disney+.

Cameron afirmou que seu objetivo ao criar o universo de “Avatar”, com seus heróis Na’vi de pele azul e o planeta Pandora, era desenvolver um mundo imaginativo e imersivo para o público. Ele destaca que, além de contar uma boa história, busca impactar a audiência de uma forma significativa.

A ideia do universo “Avatar” surgiu quando Cameron era adolescente, quando sonhou com uma floresta bioluminescente. Ele recorda que aos 19 anos fez um esboço detalhado em cores, visualizando árvores luminosas e musgos roxos.

No novo filme, os personagens Jake Sully e Neytiri, interpretados por Sam Worthington e Zoe Saldaña, respectivamente, continuam lutando pela sobrevivência enquanto Pandora enfrenta uma nova onda de colonização por humanos. Eles enfrentam um antigo inimigo, o Coronel Miles Quaritch — um humano que agora é Na’vi —, além de um novo adversário, Varang, a líder mortal de um clã de Na’vi que vive em vulcões.

Cameron também mencionou que a trama do filme reflete alguns problemas reais da sociedade, abordando questões de empatia e compaixão. Ele ressalta a importância do cinema em examinar questões contemporâneas, visando provocar reflexão no público.

À medida que a franquia se expande, Cameron expressa que sua paixão por “Avatar” permanece forte, apesar de sua consciência de que não poderá continuar indefinidamente com este projeto. Ele afirma que continua tão animado quanto sempre para criar.

“Avatar: Fire and Ash” será distribuído pela 20th Century Studios, uma divisão da Disney, que é a controladora da ABC.

Receba conteúdos e promoções