Dexter se tornou o principal processador diário de transações x402, superando a Coinbase. Essa mudança significativa mostra a evolução do mercado de pagamentos na web habilitados por blockchain.
Atualmente, Dexter é responsável por cerca de 50% de todas as transações diárias x402. O número de transações gerenciadas pela plataforma já ultrapassou 19,8 milhões, tornando-a a segunda maior em volume, atrás apenas da Base. Enquanto isso, a participação da Coinbase nesse mercado caiu para cerca de 25% a 33%. Outras plataformas, como PayAI e DayDreams, também estão crescendo rapidamente e capturando uma parte relevante do mercado.
O padrão x402 foi criado pela Coinbase e permite pagamentos automatizados em USDC através de solicitações padrão na web. Esse protocolo foi lançado em maio de 2023, e traz uma nova utilidade para o código de status HTTP 402, que antes não tinha uma função prática. Agora, ele permite que websites e APIs solicitem pagamentos com stablecoins diretamente.
Em 11 de dezembro, ti foi notificado que Dexter havia se tornado o processador de transações x402 mais ativo. Desde então, a plataforma manteve sua liderança, processando aproximadamente a metade do volume diário total. O crescimento de Dexter reflete uma adoção crescente do protocolo x402, à medida que desenvolvedores e plataformas de inteligência artificial buscam soluções para microtransações em tempo real.
A Coinbase, que antes dominava o mercado com 60% a 70% do volume diário, viu sua participação reduzir-se para 31% em 10 de dezembro, enquanto a participação da Dexter aumentou para 30,7%. Os dados mostram que todos os quatro principais facilitadores de x402, incluindo Coinbase, Dexter, PayAI e DayDreams, já processaram mais de 10 milhões de transações cada.
Embora Dexter tenha assumido a liderança diária, a Coinbase ainda desempenha um papel fundamental no ecossistema x402. A plataforma oferece pagamentos em USDC sem taxas nas redes Base e Solana, e até dezembro de 2023 havia processado 75 milhões de transações x402, totalizando 24 milhões de dólares. A Coinbase também lançou a versão dois do protocolo, em setembro, que inclui melhorias visando aumentar a escalabilidade e a facilidade de uso para desenvolvedores.
No cenário atual, a adoção do x402 está aumentando rapidamente. Empresas como Cloudflare estão se integrando ao protocolo e cofundaram a x402 Foundation. Além disso, o Google Cloud utiliza o x402 para realizar liquidações na blockchain. Exemplos de uso no mundo real do x402 incluem a automação de pagamentos para coleta de dados de mercado, comissionamento de arte gerada por inteligência artificial, e acesso a feeds de informações financeiras e esportivas.
À medida que o ecossistema x402 amadurece, essas integrações têm o potencial de proporcionar uma utilidade mais ampla, especialmente em áreas onde micropagamentos automatizados sejam essenciais.