Na tarde desta segunda-feira, 29 de outubro, os moradores de Belo Horizonte receberam um alerta da Defesa Civil sobre a possibilidade de chuva de granizo. A mensagem, enviada por meio de um aviso em massa, alertava para a proteção devido ao risco e foi divulgada às 13h23.
Antes desse aviso, a Defesa Civil já havia informado que a cidade poderia enfrentar pancadas de chuva com acumulados entre 20 e 30 milímetros, acompanhadas por raios e ventos que poderiam alcançar a velocidade de 50 km/h. Esse cenário é resultado da presença de uma massa de ar quente na região, que contribui para ondas de calor de moderada a forte intensidade.
As temperaturas em Belo Horizonte podem chegar até 33 ºC nos próximos dias. O calor intenso foi notado logo no início da manhã, por volta das 6h, quando a estação meteorológica da Pampulha marcou 22,8 ºC, com sensação térmica de 25,6 ºC, influenciada pela umidade e outros fatores climáticos. É importante lembrar que a sensação térmica pode variar bastante em relação à temperatura registrada, especialmente em dias úmidos ou ventosos.
A Defesa Civil também fez uma série de recomendações de segurança para a população. É aconselhável evitar áreas sujeitas a alagamentos e não trafegar em ruas que possam ficar alagadas. Não se deve atravessar ruas alagadas e é perigoso deixar crianças brincando em enxurradas ou próximas a córregos.
Além disso, é importante evitar se abrigar ou estacionar veículos sob árvores, especialmente em áreas de encostas e morros, devido ao risco de queda de galhos ou deslizamentos. Em caso de contato com cabos elétricos rompidos, a orientação é ligar imediatamente para a Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG) ou para a Defesa Civil. Se surgirem rachaduras nas paredes das casas ou outras anormalidades no terreno, como depressões ou minas d’água, isso também deve ser comunicado à Defesa Civil.
Durante tempestades, é aconselhável não permanecer em áreas abertas e evitar o uso de equipamentos elétricos, pois isso pode trazer riscos à segurança.