sexta-feira, 14 de novembro de 2025

Coreia do Sul e EUA firmam acordo para submarinos nucleares

redacao@folhaum.com
[email protected] 3 horas atrás - 2 minutos de leitura

A Coreia do Sul e os Estados Unidos firmaram um acordo para a construção de submarinos de propulsão nuclear. A confirmação foi feita pelo presidente sul-coreano Lee Jae-myung, que durante uma coletiva de imprensa destacou que os dois países decidiram avançar com esse projeto estratégico.

Lee ressaltou que esta parceria é vital tanto para a economia quanto para a segurança da Coreia do Sul. Ele enfatizou que as discussões sobre comércio, tarifas e segurança entre os dois países foram finalizadas, permitindo que Seul amplie sua capacidade em relação ao enriquecimento de urânio e ao reprocessamento de combustível usado.

Até o momento, o local de fabricação dos submarinos ainda não foi definido. A tecnologia aplicada nos submarinos nucleares dos EUA é uma das mais protegidas do setor militar. Em uma nota conjunta, os países se comprometeram a trabalhar juntos em um grupo de trabalho voltado para a construção naval com o objetivo de aumentar a quantidade de navios comerciais e militares americanos prontos para missões.

O acordo também prevê um investimento significativo por parte da Coreia do Sul, que gastará cerca de 25 bilhões de dólares em equipamentos militares americanos até 2030. Além disso, Seul se compromete a fornecer suporte completo às forças americanas em seu território no valor de 33 bilhões de dólares.

Esta iniciativa ocorre em um contexto de crescente tensão na região, especialmente em relação aos avanços militares da Coreia do Norte. Assim, a colaboração entre a Coreia do Sul e os Estados Unidos pretende reforçar a segurança e a defesa mútua dos aliados na península coreana.

Receba conteúdos e promoções