O prazo para solicitar a reaplicação de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 termina às 12h desta sexta-feira, dia 21. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informa que haverá apenas uma reaplicação do exame.
Os interessados em solicitar a reaplicação devem acessar a Página do Participante no portal do Inep, utilizando seu login na plataforma Gov.br. É necessário incluir um documento legível em português que comprove o motivo para a solicitação, além de ter que estar datado de forma que mostre o dia em que a prova não pôde ser realizada.
O edital do Enem estabelece que os participantes que enfrentaram problemas logísticos durante a aplicação das provas ou que foram diagnosticados com doenças infectocontagiosas nos dias do exame poderão solicitar a reaplicação. Isso inclui, por exemplo, os moradores de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná, que sofreram com um tornado em 7 de novembro de 2025, um evento climático significativo na região.
Os candidatos poderão fazer a reaplicação apenas no dia correspondente ao exame que não puderam realizar. Quanto às doenças que garantem o direito à reaplicação, estão listadas condições como tuberculose, coqueluche, difteria, meningites, varíola, influenza A e B, sarampo, rubéola, catapora e covid-19.
Os problemas logísticos que podem permitir a reaplicação incluem desastres naturais que afetem as condições do local de prova, como a falta de energia elétrica que impeça a realização adequada da prova devido à ausência de luz.
Cada solicitação será analisada individualmente pela equipe do Inep. Para que o candidato possa participar da reaplicação, é preciso que o documento comprobatório seja aprovado. As novas provas serão realizadas nos dias 16 e 17 de dezembro. O participante poderá fazer a prova apenas no dia que não conseguiu comparecer anteriormente.