Venus Williams, tenista americana de 45 anos, foi eliminada na primeira rodada do Hobart International, na Austrália. Ela perdeu para a alemã Tatjana Maria, 42ª colocada no ranking da WTA, com um placar de 6-4, 6-3. A partida, que durou cerca de uma hora e meia, aconteceu menos de uma semana antes do início do Australian Open, o primeiro Grand Slam do ano, no qual Williams também recebeu um convite especial para participar.
Apesar de uma boa arrancada, em que conseguiu quebrar o serviço de Maria no primeiro set, Williams acabou perdendo a vantagem. Ela teve dificuldades com seu saque, sofrendo duas quebras, o que garantiu o set a Maria. Esta partida também é histórica, pois marcou a maior soma de idades em um jogo de simples da WTA, totalizando 83 anos.
Williams expressou que a torcida foi incrível e lamentou não ter conseguido mostrar seu melhor jogo, especialmente por causa do vento. Ela comentou sobre a necessidade de continuar competindo e se adaptando após um período afastada das quadras.
Tatjana Maria, que é mãe de dois filhos e tem triunfado em sua carreira após se tornar mãe, ressaltou a mensagem que esperava transmitir para as jovens jogadoras. Ela enfatizou que é possível conciliar a vida de atleta profissional com a maternidade, mostrando que as mulheres têm espaço e tempo para se desenvolverem no esporte.
Venus Williams tem um histórico marcante no Australian Open, onde chegou às finais em 2003 e 2017, ambas perdendo para sua irmã, Serena Williams. Com a participação no torneio deste ano, Williams fará história como a jogadora mais velha a competir na competição, superando Kimiko Date, que tinha 44 anos em sua última participação em 2015.
Além deste resultado, outra eliminação notável ocorreu com a duas vezes campeã de Grand Slam, Barbora Krejčíková, que foi derrotada por Peyton Stearns, com parciais de 6-4, 1-6, 7-6 (4). A atleta, atualmente classificada em 55º lugar, não conseguiu avançar na competição.
