domingo, 11 de janeiro de 2026

Copa Africana avança para quartas com um duelo de Copa do Mundo

redacao@folhaum.com
[email protected] 2 dias atrás - 3 minutos de leitura

A Copa Africana de Nações (CAN) chegou às quartas de final, com dois jogos programados para esta sexta-feira, dia 9, e outros dois para sábado, dia 10. Destes, apenas um confronto será entre seleções que já participaram da Copa do Mundo. Essa fase do torneio, realizada no Marrocos, conta com as principais equipes do continente.

Os jogos de hoje (9 de janeiro) são:
– Mali x Senegal, às 13h (horário de Brasília), em Tânger
– Camarões x Marrocos, às 16h (horário de Brasília), em Moulai Abdellah

Já no sábado (10 de janeiro), os confrontos são:
– Argélia x Nigéria, às 13h (horário de Brasília), em Marrakesh
– Egito x Costa do Marfim, às 16h (horário de Brasília), em Agadir

Com a expansão do Mundial de futebol de 32 para 48 seleções, quase um quarto das 211 nações filiadas à FIFA estará presente na próxima Copa do Mundo, que ocorrerá entre 11 de junho e 19 de julho, no Canadá, Estados Unidos e México. Essa mudança foi justificada como uma oportunidade para que mais países possam participar da competição. A nova estrutura prevê 104 partidas, 40 a mais do que no formato anterior, que durou de 1998 a 2022.

Como consequência, a África viu seu número de representantes na Copa do Mundo quase dobrar, passando de 5 para 9 vagas diretas, com a possibilidade de chegar a 10, dependendo de um jogo de repescagem que envolverá a República Democrática do Congo.

Atualmente, a Copa Africana de Nações conta com muitas das equipes mais tradicionais do continente. As seleções que ainda estão na disputa possuem 26 dos 34 títulos da CAN desde sua criação em 1957, representando cerca de 76,4% dos troféus. O Egito é o maior vencedor da história, com 7 títulos, seguido por Camarões com 5, Gana com 4, e Nigéria e Costa do Marfim, com 3 cada. A Argélia e a República Democrática do Congo têm 2 títulos cada, enquanto África do Sul, Congo, Etiópia, Marrocos, Senegal, Sudão, Tunísia e Zâmbia têm 1.

Surpreendentemente, Gana, que é a terceira maior campeã, não se classificou para a CAN deste ano. Apesar disso, já garantiu sua vaga na próxima Copa do Mundo, junto com outras seleções africanas como África do Sul, Argélia, Cabo Verde, Costa do Marfim, Egito, Marrocos, Senegal e Tunísia. As potências Camarões e Nigéria, no entanto, não conseguiram avançar nas eliminatórias e também não farão parte do Mundial.

Dessa forma, o único confronto entre seleções que já estiveram na Copa do Mundo durante as quartas de final da CAN será entre Egito e Costa do Marfim. Este jogo, programado para sábado, às 16h, promete ser emocionante, uma vez que envolve 10 títulos da CAN.

Receba conteúdos e promoções