Karl-Anthony Towns, jogador do New York Knicks, decidiu fazer uma generosa doação após vencer a Copa da NBA. A vitória foi alcançada no dia 5 de dezembro, quando o Knicks derrotou o San Antonio Spurs por 124 a 113 na T-Mobile Arena, em Las Vegas.
Towns, mesmo lidando com uma lesão na panturrilha, teve uma atuação notável, somando 16 pontos, 11 rebotes e duas roubadas de bola. Ele teve um aproveitamento de 50% nos arremessos, acertando 6 de 12 tentativas.
Como recompensa pela conquista, cada jogador do Knicks receberá mais de meio milhão de dólares. No entanto, Towns, de 30 anos, anunciou que irá destinar os 530 mil dólares que ganhou para sua fundação na República Dominicana, com o objetivo de ajudar comunidades e famílias em dificuldades financeiras a construir casas.
A escolha de Towns é pessoal, pois sua mãe, Jacqueline Cruz, era natural da República Dominicana. O jogador também já representou o país em competições internacionais, incluindo a Copa do Mundo da FIBA em 2023.
Em 2017, Towns criou a KAT Team Foundation, cuja missão é ampliar as oportunidades educacionais e apoiar jovens em situação de vulnerabilidade. A fundação também atua na conscientização sobre o autismo. Towns é conhecido por seu engajamento cívico e por apoiar iniciativas sociais, tendo recebido o prêmio de Campeão de Justiça Social Kareem Abdul-Jabbar no ano passado, em reconhecimento aos seus esforços contínuos.
Para Towns, a conquista da Copa da NBA é importante, mas o verdadeiro triunfo está em criar mais oportunidades para aqueles que mais precisam.