O passe livre estudantil em Juiz de Fora, criado em abril deste ano, terá validade até o dia 22 de dezembro. Esse prazo foi estabelecido pela Prefeitura de Juiz de Fora, que informa que todas as instituições de ensino entrarão em recesso nessa data. No entanto, o decreto que instituiu o benefício não especifica quando ele será reativado. De acordo com a administração municipal, o benefício será prorrogado.
A falta de uma data clara para o retorno do passe livre cria uma preocupação entre os estudantes. O calendário letivo da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) indica que as aulas recomeçarão em 5 de janeiro de 2026. Isso significa que muitos alunos podem ficar sem a possibilidade de utilizar o passe livre durante o primeiro mês do ano.
Para situações em que o calendário letivo das instituições seja alterado, o decreto publicado em 4 de abril prevê que a Secretaria de Mobilidade Urbana pode estender a validade dos cartões do passe livre para os estudantes afetados.
A administração municipal confirmou que os alunos da UFJF terão seu benefício prorrogado e anunciou que um novo decreto será publicado em breve. Esse documento irá fornecer orientações detalhadas para os estudantes que usufruem desse benefício.